segunda-feira, 22 de março de 2010

Mônaco e Cap D'Ail

Cheguei em Mônaco toda perdida, pois não havia reservado nenhum albergue para aquela noite. Meu bilhte eurail tinha vencido então eu teria que comprar cada bilhete de trem dali pra frente. Na estação de trem perguntei se eles conheciam algum albergue lá e disseram que não havia nenhum, só hotéis. Gelei nessa hora. Aí a mulher continuou e falou que havia um tipo de albergue na cidade do lado, chamada Cap D'Ail. Comprei o bilhete por 1,2 euros, bem baratinho.
No albergue não tinha nenhuma alma viva, e estava quase tudo trancado. Só havia uma porta aberta, era uma salinha de coisas de limpeza. Deixei minha mala lá com um bilhete falando que voltaria umas 16h e voltei para Mônaco hihihi. No trem, que dura 3 minutos, fui conversando com uma suíssa que tinha a minha idade e é Au Pair em Mônaco (como eu fiz na França).
Ela me mostrou o cassino e uma prainha meio escondida, e depois foi embora.













Fiquei nessa prainha, onde devia haver umas 10 pessoas (essa da foto é a praia principal). Nadei bastante, muito bom. É dificil viajar sozinha para o litoral, não dá pra ir nadar e deixar a bolsa sem supervisão. Mas bah, eu estava em Mônaco, onde as pessoas ganham por mês o que provavelmente vou ganhar a vida inteira.
Voltei para o albergue quando estava anoitecendo, e finalmente, havia muita gente lá, fiquei aliviada. Falei com o responsável, que me colocou num quarto com mais 3 meninas. Eu não tinha almoçado nem jantado no dia anterior e nesse dia não tinha comido nada (mãe, por favor não me mate). Algumas pessoas estavam jantando lá, então perguntei sobre. Ele falou com a cozinheira e cobrou 5 euros por um prato com omelete, batatas cozidas e salada, muito bom. Em Mônaco eu pagaria 14 euros pelo mesmo prato (sério). Lá é tudo MUITO caro, ainda mais que Paris.
O albergue na verdade é uma grande casa ex residência de alguém. É linda, grande, espaçosa, confortável e de frente para o mar. O meu quarto tinha uma varanda que também dava para o mar. Foi a melhor coisa dormir ouvindo a água batendo nos rochedos.





Na manhã seguinte fui para uma praínha ali perto com um chinês de meia idade que não pára de falar 1 minuto (ah, se eu soubesse disso antes...). Fizemos uma trilha contornando o mar até essa praínha. A praia é lindíssima, pequena e "no meio da montanha", a água é azul cristalina, dá pra enxergar o fundo da água, não importando quantos metros de profundidade, é incrível. O único "problema" é que a praia não tem areia, só pedrinhas que machucam e deixam marcas. Mas tudo bem, odeio a sensação de areia grudada no corpo mesmo.





Às 13h subimos para o centro (outra trilha, mas é só subida). O centro de Cap D'Ail é literalmente só uma rua com 2 restaurantes, pontos de ônibus e umas lojinhas. Comi salada e roubei metade da torta de abobrinha do chinês. Ele roubou minha salada também. Foi uma troca justa.
Depois do almoço fomos para Mônaco de ônibus, que custou só 1 euro. Lá visitei o palácio, quer dizer, só o pátio, não entrei. Eu só sabia que Mônaco é um principado, seja lá o que isso quer dizer. Só sabia que tinha um príncipe. Eu não via a hora de me separar do chinês, ele já estava me irritando sem me deixar um minuto nem para pensar. Dei um jeito de despistá-lo, ufa.


Essa foto em particular achei muito engraçada. Era uma loja de armas, e na vitrine tinha uma foto do príncipe. Não sei por que, mas desconfio que alguém não gosta muito desse príncipe, não.



Em Mônaco, as pessoas vão com suas Ferraris e Porsches ao cassino gastar uns 100 mil euros por dia (óbvio que estou chutando, mas vai saber se estou longe...). Foi bom conhecer um lugar como esse, ver como as pessoas vivem, quais são as diferenças culturais, hábitos etc. Gostei bastante.
No final da tarde voltei para Cap D'Ail e peguei o trem para Nice.













4 comentários:

  1. ah,danadinha,vc não tinha me contado que passou fome,mas não é culpa minha,pq vc tinha cartão de credito e dinheiro,se ficou com fome,foi porque vc quis,então........

    ResponderExcluir
  2. Que cidade linda!!! Um sonho!!
    Beijos, amei o post!

    ResponderExcluir
  3. Olá Denise .. tudo bem !?
    Achei seu blog e vi que os albergues fizeram muito parte de seu intercâmbio.
    Estou fazendo uma pesquisa pra minha monografia e gostaria muito que vc respondesse 5 perguntas pra mim.. 3 delas são só de marcar x ! rsrsrs prometo que é rápido !
    será que vc poderia contribuir com o meu trabalho ?
    aguardo seu contato por aqui ou ate pelo meu e-mail pessoa_carolina@yahoo.com.br !
    muito obrigada, desde já !
    carol.

    ResponderExcluir